segunda-feira, 8 de março de 2010

Especial: Homenagem às Mulheres da Moda.

Hoje, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Tal data, adotada pela ONU, está diretamente ligada à moda, já que remete ao protesto das operárias das fábricas de vestuário e indústria têxtil contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de março de 1857, em Nova Iorque. O primeiro Dia da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1999 nos EUA.
A luta pela emancipação da mulher em uma sociedade imersa pelos valores machistas não se deu apenas com os movimentos feministas; iniciativas não organizadas também contribuíram para a mudança do papel da mulher até os dias de hoje.
Nesse sentido, a moda teve grande destaque, pois ao mesmo tempo que ela refletia a mentalidade de uma época, também a influenciava.
Por isso, o LPM faz uma homenagem a algumas mulheres vanguardistas de seu tempo que mudaram os rumos da história da mulher...

Jeane Lanvin – nascida em 1867, a francesa que começou produzindo vestidos a sua filha, foi a primeira a criar um negócio de mulheres: a Lanvin era dividida em 23 ateliês empregando em 1925 mais de 800 operárias.



Gabrielle Chanel – sempre a frente de seu tempo, a também francesa nascida em 1883, foi a primeira mulher a estrear cabelos curtos, impôr o uso da malha de jérsei (tecido reservado para roupas de baixo masculinas) na moda feminina. Introduziu peças masculinas ao universo feminino, como o blazer, o tweed.Total adepta às calças. Chanel ao equiparar-se aos homens, introduz nas variações contínuas das modas uma dimensão nova: a moral.



Madeleine Vionnet – nascida em 1876, essa francesa é considerada a grande arquiteta de vestidos. Foi a criadora do corte enviesado. Criou peças que visavam o conforto da mulher, a liberdade de movimento. Não tão famosa como Chanel, tem a mesma importância histórica.



Essa homenagem se estende a todas as mulheres que no seu cotidiano são capazes de fazer pequenas e grandes revoluções em suas vidas...

10 comentários:

  1. Um feliz dia da mulher para todas nós!!!

    ResponderExcluir
  2. post incrível!!!

    Feliz Dia das Mulheres Ka.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ka

    Parabéns, seu post está ótimo.
    Vim agradecer o belo selinho, obrigada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ka, mandou mto bem no post! Gostei mesmo. Bjão

    ResponderExcluir
  5. Kazinha, vc foi ótima, querida. Disse tudo! Nada como ler moda de um jeito mais cult.

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso!Belissima homenagem!

    bjs,Ka,estarei postanto o mais breve ,o selinho!

    obrigadoooooooooo!

    ResponderExcluir
  7. Otimo post... obrigada pelo selinho no post anterior!

    ResponderExcluir
  8. Olha que show, adorei o post homenageando a nós mulheres! Adorei!
    Obrigada pelos seus comentários lá no Bem linda.
    Com relação ao desfile Chanel recentemente em Paris, com cenário de gelo né? eu tb gostei.

    bj querida e apareça sempre por lá para dar seus pitacos que serão sempre bem vindos

    Tatiana Amaro

    ResponderExcluir
  9. Entao linda a materia q eu escrevi foi sobre as tendencias do inverno de 2010. hehehe esta na capa do site. espero q goste.

    em relacao ao selo, eu tenho q entrar em algum lugar p pegar o link estas coisas? isso q eu nao entendi... beijao

    ResponderExcluir