terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Anorexia e Projeto de Lei Francês.

A moda é sempre alvo de polêmicas quando o tema é anorexia. Mesmo com tantas campanhas para desestimular a magreza exagerada das modelos, ainda há casos recentes de incentivo quase explícito, como no editorial de Demi Moore para a revista W (há suspeitas de que o corpo não é dela) e a última campanha de Ralph Lauren. Todos abusaram do photoshop (programa para retocar fotos)!
É aí que surge o nome de Valérie Boyer, 47 anos, membro do parlamento francês.
A parlamentar tem causado o maior furor com o seu último projeto de lei: a exigência de um quadro de aviso em todas as fotos alteradas digitalmente.
A intenção é alertar as jovens mulheres de que as modelos não são perfeitas e que o padrão de magreza exigido no mundo da moda é uma fantasia criada pelo photoshop.
O debate foge das fronteiras da França, já que qualquer discussão no berço da moda reflete no mundo todo...
Há gente que apóia o projeto da parlamentar e outros que abominam... Para aqueles que discordam de Valérie, alegam que o projeto é “demagógico e estúpido”, já que as causa da anorexia são muito mais complexas.
Além disso, o projeto pode ser “um tiro pela culatra”, pois o mercado da moda poderá exigir modelos ainda mais magras para que as fotos não sejam retocadas (!!!).
Por outro lado, há editoriais como o de Beth Dito na revista Love ou mesmo no Brasil, como é o caso da Arezzo, em que as modelos são pessoas que fogem dos padrões da moda.
Bem, o tema é polêmico e para esgotá-lo, seria necessário uma tese de mestrado... daí, a idéia é a participação de todos através dos comentários...

A pergunta que fica é: o projeto de lei francesa resolve o problema da anorexia entre os jovens?


Valérie Boyer

6 comentários:

  1. Vejo umas foto que me da pena da modelo.. deve doer ficar sentada num banco.. pq o osso machuca. Nossa é triste essa vida. Sou a favor do projeto de lei.. se a munher é retocada a gente tem o direito de saber.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tenho dúvidas em relação ao projeto, acho que não vai resolver nada, só vai piorar a vida das modelos. Coitadas! Bjo

    ResponderExcluir
  3. gente o que o photoshop naquelas fotos antes da beth ditto?? horrível!

    mas tenho dúvidas em relação ao projeto, justamente pelo que você escreveu aí...

    ResponderExcluir
  4. Olá flor!!!... vim retribuir a visitinha!!!!
    Sabe q eu acho muito triste qnd vejo essas fotos das moças ultra magras...!!!! É uma doença muito triste!!!!
    bjs,

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho dúvidas sobre o projeto, viu? Não tenho uma opinião formada, acho que ambos os lados (os que defendem e os que atacam) têm suas razões. Bjos a todos que comentaram!!!

    ResponderExcluir
  6. I am 100% agree with that indicated when a photograph was manipulated to improve physical aspects of the model, this to prevent young people taking these pictures for example to avoid eating disorders

    ResponderExcluir